Dieta da Sopa

Como fazer a dieta da sopa – dicas, receitas

Dieta da Sopa – A sopa é um alimento nutritivo, que pode ser feita com diversos ingredientes benéficos ao organismo e, geralmente tem baixo teor calórico.

Por conta disso, é um prato que sempre faz parte de dietas e processos de emagrecimento.

A dieta da sopa é uma alternativa para quem quer emagrecer rápido, pois ela consiste basicamente em substituir as principais refeições por uma sopa saudável, nutritiva e light.

Alguns rumores que circularam pela internet relacionam essa dieta a estudiosos da USP que, segundo a lenda, estavam buscando maneiras de ajudar os pacientes do Instituto do Coração a reduzir peso e aumentar sua saúde.

A Universidade e o Incor (Instituto do Coração) não confirmam esses boatos, mas de qualquer maneira, no artigo de hoje vamos passar algumas dicas importantes sobre ela para que você possa saber se realmente se adapta ou não a essa dieta.

O que é a dieta da sopa

Fazer a dieta da sopa não tem muito segredo, a ideia central é que você vai reduzir o consumo de alimentos pesados, arroz, feijão, etc e focar suas refeições em sopas feitas com ingredientes leves e saudáveis.

Aqui é importante ressaltar que não é qualquer tipo de sopa que está liberada na dieta!

Ela precisa ser elaborada com ingredientes selecionados que possuam todos os nutrientes necessários para dar energia e saciedade ao seu corpo e, claro, que contribuam para a perda de peso.

A dieta garante que, se você seguir um plano alimentar de 7 dias, substituindo o almoço e o jantar por uma sopa dentro das características que explicamos, é possível eliminar até 1kg por dia.

E os benefícios da dieta não se concentram somente na perda de medidas, mas ela ajuda a eliminar impurezas do corpo, regular o intestino e promover sensação de saciedade.

Uma das desvantagens da dieta da sopa é a falta de proteína, pois geralmente usa-se carnes magras na composição do prato e por ser um tanto restritiva, ela pode cair na mesmice e você não vai conseguir manter a dieta por muito tempo.

Por isso o ideal é que você invista em programas de 7 dias, no máximo, com intervalo de 15 dias onde deve manter uma alimentação balanceada, com ingredientes sólidos e sem exageros.

Essa dieta não é recomendada para gestantes ou pessoas que tenham hipoglicemia.

Durante o plano alimentar é preciso beber bastante água e praticar exercícios leves e de baixa intensidade como caminhadas.

Plano de 7 dias

Além de substituir o almoço e o jantar pela sopa, é preciso seguir algumas outras regrinhas para turbinar os efeitos da dieta. Acompanhe:

Dia 1

Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia, no almoço e no jantar. Frutas estão liberadas, sem exageros, exceto banana e abacate. Beba chá de ervas, suco de uva integral sem açúcar e água à vontade.

Dia 2

Tome a sopa sempre que desejar, legumes frescos e verduras estão liberados, cozidos ou crus. No jantar, você pode comer uma batata grande cozida temperada com manteiga.

Dia 3

Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia, no almoço e no jantar. Frutas e legumes estão liberados, exceto banana.

Dia 4

Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia, no almoço e no jantar. Banana está liberada, você pode comer até 8 unidades, no máximo e pode beber leite desnatado à vontade.

Dia 5

Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia, no almoço e no jantar. Coma uma porção de 300 a 400g de carne vermelha ou branca grelhada com uma porção de tomates frescos temperados com sal, limão e azeite de oliva. Beba de 6 a 10 copos de água durante o dia para eliminar o ácido úrico.

Dia 6

Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia, no almoço e no jantar. Coma até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca com legumes cozidos, exceto batata. Beba água, chá, café e sucos sem açúcar à vontade.

Dia 7

Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia, no almoço e no jantar. Beba água, chá, café e sucos sem açúcar à vontade. Coma arroz integral e legumes cozidos à vontade.

Como preparar a sopa

Compre legumes suficientes para preparar a sopa da semana, você pode armazená-la em potes e até mesmo congelar para garantir sua durabilidade.

Se você prefere ingerir a sopa fresca e tem tempo disponível, pode preparar somente a quantidade de consumo diário.

Higienize os legumes, corte em pedaços pequenos ou médios (de acordo com a sua preferência), coloque tudo em uma panela grande e cubra com água.

Tempere, leve a panela ao fogo alto e quando começar a ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios.

Não é necessário batê-la no liquidificador, mas para variar um pouco na apresentação, você pode consumir batida em alguns dias da dieta como se fosse um creme de legumes.

Ingredientes da sopa base da dieta

1 berinjela

3 cenouras

2 xícaras de vagem picada

2 tomates picados

1 repolho grande

1 nabo

1 cebola picada

2 maços de cheiro verde

1 maço de aipo ou salsão

1 dente de alho

4 jilós

2 pimentões

sal e pimenta a gosto

Existem outras receitas que também podem ser utilizadas na sua dieta, basta que você use ingredientes frescos e proteínas magras.

Os caldos de carne, peixe, galinha e feijão também estão liberados, evite batata inglesa, batata salsa (mandioquinha) e outros legumes que contenham muito amido.

Dicas importantes

  1. Prefira sopas que tenham vegetais frescos, grãos integrais e proteínas magras para compor uma refeição completa.
  2. Se for consumir alguma sopa comprada em mercado, leia o rótulo, pois nem todas as sopas podem ser consideradas saudáveis. Cremes a base de queijo e cebola possuem muitas calorias e devem ser evitados.
  3. Varie o cardápio de sopas para não ficar entediado e manter o plano de 7 dias.
  4. Insira atividades físicas enquanto estiver de dieta, mas nada de pegar pesado. Dê preferência para exercícios moderados como caminhada, yoga ou pilates.
  5. Qualquer mudança na alimentação deve ser acompanhada por um médico especialista em nutrição, não coloque sua saúde em risco!

Eficiência da dieta

O que todo mundo quer saber é: a dieta da sopa realmente funciona? Ela vai me ajudar a perder peso, reduzir medidas de maneira saudável?

A dieta da sopa é uma dieta restritiva e, como toda dieta do tipo, pode oferecer riscos à saúde se não for acompanhada por especialistas da área de saúde.

Existem muitos depoimentos de pessoas que conseguiram atingir o objetivo de emagrecimento com a dieta da sopa, mas foi necessário muito autocontrole físico e emocional.

Esses depoimentos são importantes para garantir a eficácia da dieta, mas essas pessoas alertam que o emagrecimento só acontece se todos os passos forem seguidos corretamente do início ao fim do programa, nunca ultrapassando 14 dias de dieta.

O que achou da dieta da sopa? Você acredita que consegue enquadrar essa fórmula no seu estilo de vida?

Se for tentar, fale primeiramente com o seu médico ou consulte um nutricionista. Não existe milagre para perder medidas, é preciso trabalhar o corpo e a mente rumo ao seu objetivo. Boa sorte!